fbpx
skip to Main Content
PRODUTOS COM REGISTRO NA ANVISA
Anatomia Das Unhas

Anatomia das Unhas

Cartilha profissional das partes das unhas.

A anatomia básica das unhas é um dos primeiros assuntos que você deve se aprofundar quando decide ser uma Nail Designer/Manicura. No entanto, os profissionais, geralmente, se comunicam com clientes usando os termos usados pelos mesmos, mesmo que esses termos não sejam tecnicamente corretos. Por exemplo, muitos técnicos se referem incorretamente ao eponíquium como a cutícula, porque é com isso que os clientes estão familiarizados.

Como profissional, é fundamental que a linguagem dos leigos não substitua seu conhecimento adquirido das partes anatômicas de uma unha. Aqui, uma atualização sobre as partes essenciais da unha, da base à ponta e tudo mais.

Matriz da unha

Localizada abaixo da pele na base da unha, a matriz contém nervos, vasos sanguíneos e linfáticos que produzem células ungueais. As novas células achatam e são empurradas para frente em direção à ponta do dedo, resultando no crescimento das unhas. Danos nesta área importante e sensível podem resultar em irregularidades na placa ungueal, que às vezes podem ser irreversíveis, advertem os dermatologistas e podólogos. Certifique-se de evitar a pressão excessiva ao empurrar a cutícula e o uso agressivo de equipamentos eletrônicos, nesta área.

Lúnula

A lúnula, ou a “pequena lua” esbranquiçada na base da unha, obtém sua cor a partir dos núcleos de células vivas da unha que transitam da matriz. À medida que a unha cresce, essas células perdem a viabilidade e os núcleos se desintegram, tornando a unha transparente. Um mito comum é que uma lunula nítida sinaliza uma unha saudável. Mas, na verdade, a genética de um cliente é a maior responsável pela aparência da lunula.

Dobra ungueal proximal

Situada perto do ponto de origem da unha – que na anatomia da unha é a matriz. A dobra ungueal proximal é uma dobra da pele que forma uma barreira protetora para impedir que bactérias e infecções atinjam a matriz.

Eponíquio

O eponíquio é o “lábio” visível da dobra ungueal proximal. Forma uma vedação com a placa ungueal, protegendo a matriz contra bactérias nocivas. Muitas pessoas se referem erroneamente ao eponíquium como a cutícula, e é por isso que o ditado “Nunca corte a cutícula!” é comum, embora tecnicamente incorreto. De fato, o eponíquio é pele viva e nunca deve ser cortado. Em vez disso, hidrate e empurre o eponíquio para uma aparência uniforme e simétrica. Além disso, é necessário que incentive os clientes a manter a pele ao redor da unha hidratada consistentemente entre as consultas.

Cutícula

A cutícula é a camada de pele translúcida que é derramada da parte inferior da dobra ungueal proximal à medida que a unha cresce. Esta pele emerge por baixo do eponíquio ligado à placa ungueal. Como esse tecido está morto, a maior parte dele pode ser cortada ou removida com segurança – e, na verdade, você deveria! Isso irá melhorar a aderência dos produtos de alongamentos e esmaltes.

Leito ungueal

O leito ungueal é a pele debaixo da placa ungueal. Ele contém vasos sanguíneos que fornecem nutrientes para a ponta do dedo. Às vezes, as pessoas confundem o leito ungueal com a placa ungueal, como em “Oh, você tem belos leitos de unha”, mas o elogio provavelmente se refere à placa ungueal, e não à pele em que ela repousa.

Placa ungueal

A placa ungueal é o revestimento duro de queratina na ponta do dedo. Para os técnicos, é aqui que a mágica acontece – seja verniz, esmaltação, alongamentos ou nail artes. Remover o brilho da lâmina ungueal é um passo comum nos serviços de unhas, mas é importante parar por aí! A placa ungueal pode tornar-se fina, fraca e sensível quando as camadas são removidas por manuseio ou remoção inadequado.

Prega lateral da unha

A prega lateral da unha é a continuação da dobra ungueal proximal ao longo de cada lado da unha. Serve para proteger os lados da placa ungueal.

Perioníquio

O perioníquio é a pele que envolve a unha e é frequentemente uma área problemática. “É propenso a usar as unhas e é onde a maioria dos clientes escolhe ou morde, o que pode levar à infecção”, o correto é manterem esta área hidratada, pois a desidratação pode levar a novas rachaduras dolorosas.

Hiponíquio

O hiponíquio é a pele que forma a vedação entre a placa ungueal e o leito ungueal onde a borda livre começa. Esta área é muito vascular e sensível, portanto, evite a limpeza agressiva com implementos. Se a pele for cortada não causará apenas dor, mas danificar o hiponíquio pode causar onicólise ou o levantamento da placa ungueal do leito, deixando a área suscetível a infecções e fungos. E por fim;

Borda livre

A Borda livre é o crescimento da unha além da ponta do dedo.

Qual parte da anatomia das unha você acha mais difícil de pronunciar? Conte-nos nos comentários abaixo. E não esqueça de compartilhar esse conhecimento nas suas redes sociais!

Até o próximo post 😉

This Post Has 27 Comments
    1. Para se tornar um de nossos parceiros é necessário realizar um cadastro, as instruções está na aba “CONTATO” > “SEJA UMA PARCEIRO”.
      *A documentação exigida é a mesma para loja física ou on-line, sem exceções. Essa documentação não é exigida pela Cuccio Brasil e sim pela Anvisa, que fiscaliza nossa empresa, para que o produto chegue a você para a revenda, toda essa documentação é de extrema importância. Caso seu estabelecimento seja isento de alguma documentação, basta encaminhar o documento de isenção para o e-mail informado. ☺️

      Para facilitar, o e-mail é cadastrocuccio@gmail.com

    1. Para solucionar esse problema você tem três opções:
      1- criar uma borda livre, para depois aplicar o molde e conseguir realizar o alongamento normalmente;
      2- utilizar uma de nossas tips para auxiliar no alongamento;
      3- utilizar as nossas fibras para auxiliar no alongamento.

    1. Para saber mais, faça um dos nossos cursos com nossas educadoras autorizadas! Criamos um link especialmente para você que procura nossas Educadoras Independentes para adquirir uma formação, confira ✨

      instabio.cc/cursos-cuccio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top