
Calos nos pés: por que surgem e como tratar?
Calos nos pés são um problema comum que afeta pessoas de todas as idades e gêneros, causando desconforto e, em alguns casos, dor intensa.

O que são calos?
Calos são áreas de pele endurecida por excesso de queratina. São um mecanismo de defesa da pele, que se torna mais espessa para proteger as camadas inferiores de danos.
Apesar de geralmente não causarem dor, os calos podem ser incômodos e, em alguns casos, dolorosos, principalmente se a pressão ou atrito persistirem.
Como os calos se formam?
Os calos são formados quando a pele é pressionada e friccionada repetidamente, por exemplo, andar longas distâncias com sapatos desconfortáveis, como saltos ou tênis apertados.

O corpo, numa tentativa de proteger a região afetada, produz mais queratina, uma proteína que endurece a pele. Esse acúmulo de queratina na região leva ao engrossamento da pele, resultando no calo.
As áreas afetadas mais comuns são os pés, especialmente os dedos, calcanhares e a planta, pois são as que mais sofrem atrito e pressão constante no dia a dia.
Calos por excesso de exercícios

O Estudo NutriNet Brasil, realizado pelo Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo (Nupens/USP), apontou que a pandemia acelerou a busca por hábitos mais saudáveis, incluindo a prática de exercícios físicos.
Por consequência, a prática de exercícios em casa, com treinos online e em vídeos, também aumentou. No entanto, o excesso ou a execução inadequada de determinados movimentos podem levar ao surgimento de calos nos pés, que podem causar desconforto e até mesmo dor, atrapalhando o desempenho e a continuidade dos treinos.
Diferença entre calos e calosidades
Apesar de serem frequentemente usados como sinônimos, existem algumas diferenças importantes entre eles:
Calos
- São mais profundas e concentradas em uma área menor;
- Geralmente são dolorosas, devido à pressão exercida sobre as camadas mais profundas da pele;
- Podem ter um núcleo duro e centralizado;
- Costumam ocorrer nas solas dos pés, nos calcanhares e em outras áreas de maior pressão.
Calosidades
- São mais profundas e concentradas em uma área menor;
- Geralmente são dolorosas, devido à pressão exercida sobre as camadas mais profundas da pele;
- Podem ter um núcleo duro e centralizado;
- Costumam ocorrer nas solas dos pés, nos calcanhares e em outras áreas de maior pressão.
Como evitar os calos
O primeiro passo para evitar os calos começa pelos pés: escolha sapatos confortáveis, que se ajustem ao formato do seu pé. É importante optar por modelos com espaço suficiente para os dedos, que não apertem e que sejam adequados para o tipo de atividade que você pratica.
Você também deve escolher meias macias e respiráveis, que absorvam o suor e reduzam o atrito.

Se você pratica esportes ou atividades de alto impacto, palmilhas ortopédicas podem ajudar a distribuir a pressão e prevenir o surgimento de calosidades. Além disso, no dia a dia, mantenha seus pés hidratados com cremes específicos para a área, evitando o ressecamento da pele.
Como tratar
Se os calos e calosidades já apareceram, não se desespere! Existem diversas opções de tratamento. Em casos mais leves, o indicado é remover a causa do atrito ou pressão para que a pele volte ao normal, ou seja: optar por calçados mais confortáveis e meias macias.
Outra opção é realizar um spa de pés com produtos Cuccio, específicos para remover calos e calosidades. Além de ser uma ótima forma de relaxar e ter o seu momento de autocuidado
Spa de pés, uma opção para tratar calos

O spa de pés é um tratamento relaxante e terapêutico para cuidar da saúde e beleza dos pés. Ele oferece diversos benefícios, como:
- Hidratação profunda da pele;
- Remoção de calos e calosidades;
- Melhora da circulação sanguínea; e
- Alívio de dores e tensões.
O tratamento geralmente inclui etapas como higienização dos pés, esfoliação para remover células mortas, aplicação de cremes hidratantes e massagem relaxante.
O spa de pés pode ser realizado em casa ou em clínicas especializadas, e é uma excelente forma de manter os pés macios, saudáveis e livres de problemas.
Como fazer um spa de pés em casa
A Cuccio oferece produtos excelentes para que você possa criar um spa de pés relaxante e eficaz no conforto da sua casa. Seguindo o passo a passo abaixo, é possível esfoliar e hidratar os seus pés sempre que você quiser ter o seu momento de autocuidado.
1- Prepare os seus pés: Com os pés limpos, mergulhe-os em água morna e relaxe por alguns minutos. Isso ajudará a amolecer a pele e prepará-la para o tratamento;
2- Amoleça os calos: Com o uso de luvas para proteger as suas mãos e usando uma espátula, aplique o Callus Softener Cuccio generosamente nas áreas afetadas, para amolecer a pele endurecida e facilitar a remoção das células mortas;

3- Deixe o produto agir de 3 a 5 minutos.
4- Remova a pele morta: Utilize a lixa inox pedicure da Cuccio para remover suavemente a pele morta e os calos. Com movimentos delicados, lixe as áreas afetadas até que você sinta a pele mais lisa e macia;
5- Remova o produto: Lave bem os pés em água limpa, removendo completamente o produto antes de seguir para a próxima etapa;
6- Hora de hidratar: Em uma bacia de água limpa, utilize o Milk Bath Cuccio e relaxe. Esse hidratante vai proporcionar uma sensação de conforto e bem-estar, deixando seus pés macios, hidratados e com um perfume agradável.
Calos e calosidades são problemas comuns que afetam pessoas de todas as idades e estilos de vida. Embora possam ser incômodos e até dolorosos, essas áreas de pele endurecida não precisam ser um fardo constante.