fbpx
skip to Main Content
PRODUTOS COM REGISTRO NA ANVISA
Conheça O Top Coat E Suas Diferentes Formulações

Conheça o Top Coat e suas diferentes formulações

Ninguém abre mão de uma ótima durabilidade dos serviços. Entretanto, é normal clientes voltarem no salão reclamando de esmaltes lascados ou amarelados. E, pelo incrível que pareça, um simples produto pode impedir esse problema: o Top Coat!

O Top coat surgiu na indústria automobilística, para que os carros tivessem uma película brilhante e que protegesse a pintura original da lataria do automóvel. Depois ele começou a ser utilizado nas esmaltações, para evitar que os esmaltes descasquem e para deixá-los mais brilhantes. 

Muitas pessoas acreditam que o Top Coat serve apenas para dar um acabamento brilhante ou fosco nos esmaltes tradicionais e em gel. Mas, nesse produto tem diversos componentes que fazem com que ele seja bem mais complexo que um simples finalizador de esmalte.

Por dentro da fórmula do finalizador 

A Cuccio possui dois diferentes top coats, os convencionais (que não necessitam de cabine para secarem) e os em géis (que precisam de contato com a luz LED ou UV para polimerizar). A fórmula básica do Top Coat convencional é um esmalte transparente que contém muitos solventes, para que ele seque mais rápido. Já o Top Coat Veneer apresenta características semelhantes aos esmaltes em géis. Entretanto, ambas as fórmulas têm mais polímeros para aumentar a resistência do produto. Além disso, ele é capaz de selar as bordas do esmalte, para prevenir descolamentos. 

Embora os esmaltes sejam considerados naturalmente brilhantes, os pigmentos e seus agentes suspensores reduzem, parcialmente, o brilho deles. Por isso, o top coat não possui esses componentes, na verdade, ele é composto por quantidades relevantes de resinas, que vão fazer com que a superfície seja tão reflexiva como um pedaço de vidro. 

Um Top coat não tem a capacidade de fortalecer a unha, nem de aumentar seu crescimento ou sua saúde. Na verdade, ele é como um escudo protetor, que irá permitir que o produto consiga suportar os estresses do dia-a-dia, já que ele é mais resistente à impactos. 

Absorventes UV são comuns nas formulações dos Top Coats, porque eles funcionam como os protetores solares, absorvendo os raios solares para proteger a cor do esmalte e toda a formulação de ambos produtos. Esses componentes – Benzofenona-1 (convencionais) e MEK (em gel) – são interessantes porque podem evitar o amarelamento e a degradação precoce dos pigmentos, uma vez que impedirá que os raios solares entrem em contato com a resina (substância que fica amarela ao ser exposta ao calor e à luz).

Diferentes formas de secagem 

Top coats tradicionais não são capazes de fazer com que os esmaltes sequem mais rápido. Pelo contrário, caso ele seja aplicado por cima de um esmalte úmido ou semi-úmido. Diferentemente dos top coats tradicionais, aqueles que precisam ser expostos à cabine para polimerizar têm a capacidade de penetrar o esmalte. Isso acontece porque eles são compatíveis com os ingredientes dos esmaltes e, graças a esse fator, eles auxiliam, também, no endurecimento da esmaltação em gel. Mas, de qualquer forma, não é recomendável a aplicação do top coat no esmalte semi-úmido ou úmido.

Top coats foscos

O brilho é maravilhoso e vários clientes adoram, mas há aqueles que preferem um acabamento fosco e, pensando nesse público, os Top Coats Matte foram criados.  

Eles têm formulações bem semelhantes aos top coats tradicionais, a única diferença é que neles há uma espécie de pó que reduz o brilho da esmaltação. Quando esse finalizador seca, ele evapora de forma desigual que vai permitir que o agente de fosqueamento – que geralmente é a Sílica e CI77981 – aja na superfície da unha tirando todo o aspecto brilhante, além de criar uma textura levemente áspera no leito ungueal. 

E qual usar?

top coats

Dos Top Coats convencionais temos de dois tipos: o High Gloss (que dá um acabamento brilhante) e o Matte Top Coat (que dá um resultado fosco). Já na linha em gel, temos o Passo 5 – Top Coat, um finalizador brilhante, e o Matte Top Veneer, que tem agentes de fosqueamento. Para saber qual aplicar, sempre pergunte a sua cliente qual finalização ela prefere. 

Gostou de saber mais sobre esses finalizadores? Compartilha com outros Nail Designers para que eles entendam a química por trás do Top Coat. 

Até o próximo post 😉

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top