fbpx
skip to Main Content
PRODUTOS COM REGISTRO NA ANVISA
Anatomia Das Unhas

Anatomia das Unhas

Cartilha profissional das partes das unhas.

A anatomia básica das unhas é um dos primeiros assuntos que você deve se aprofundar quando decide ser uma Nail Designer/Manicura. No entanto, os profissionais, geralmente, se comunicam com clientes usando os termos usados pelos mesmos, mesmo que esses termos não sejam tecnicamente corretos. Por exemplo, muitos técnicos se referem incorretamente ao eponíquium como a cutícula, porque é com isso que os clientes estão familiarizados.

Como profissional, é fundamental que a linguagem dos leigos não substitua seu conhecimento adquirido das partes anatômicas de uma unha. Aqui, uma atualização sobre as partes essenciais da unha, da base à ponta e tudo mais.

Matriz da unha

Localizada abaixo da pele na base da unha, a matriz contém nervos, vasos sanguíneos e linfáticos que produzem células ungueais. As novas células achatam e são empurradas para frente em direção à ponta do dedo, resultando no crescimento das unhas. Danos nesta área importante e sensível podem resultar em irregularidades na placa ungueal, que às vezes podem ser irreversíveis, advertem os dermatologistas e podólogos. Certifique-se de evitar a pressão excessiva ao empurrar a cutícula e o uso agressivo de equipamentos eletrônicos, nesta área.

Lunula

lunula, ou a “pequena lua” esbranquiçada na base da unha, obtém sua cor a partir dos núcleos de células vivas da unha que transitam da matriz. À medida que a unha cresce, essas células perdem a viabilidade e os núcleos se desintegram, tornando a unha transparente. Um mito comum é que uma lunula nítida sinaliza uma unha saudável. Mas, na verdade, a genética de um cliente é a maior responsável pela aparência da lunula.

Dobra ungueal proximal

Situada perto do ponto de origem da unha – que na anatomia da unha é a matriz. A dobra ungueal proximal é uma dobra da pele que forma uma barreira protetora para impedir que bactérias e infecções atinjam a matriz.

Eponíquio

eponíquio é o “lábio” visível da dobra ungueal proximal. Forma uma vedação com a placa ungueal, protegendo a matriz contra bactérias nocivas. Muitas pessoas se referem erroneamente ao eponíquium como a cutícula, e é por isso que o ditado “Nunca corte a cutícula!” é comum, embora tecnicamente incorreto. De fato, o eponíquio é pele viva e nunca deve ser cortado. Em vez disso, hidrate e empurre o eponíquio para uma aparência uniforme e simétrica. Além disso, é necessário que incentive os clientes a manter a pele ao redor da unha hidratada consistentemente entre as consultas.

Cutícula

cutícula é a camada de pele translúcida que é derramada da parte inferior da dobra ungueal proximal à medida que a unha cresce. Esta pele emerge por baixo do eponíquio ligado à placa ungueal. Como esse tecido está morto, a maior parte dele pode ser cortada ou removida com segurança – e, na verdade, você deveria! Isso irá melhorar a aderência dos produtos de alongamentos e esmaltes.

Leito ungueal

leito ungueal é a pele debaixo da placa ungueal. Ele contém vasos sanguíneos que fornecem nutrientes para a ponta do dedo. Às vezes, as pessoas confundem o leito ungueal com a placa ungueal, como em “Oh, você tem belos leitos de unha”, mas o elogio provavelmente se refere à placa ungueal, e não à pele em que ela repousa.

Placa ungueal

placa ungueal é o revestimento duro de queratina na ponta do dedo. Para os técnicos, é aqui que a mágica acontece – seja verniz, esmaltação, alongamentos ou nail artes. Remover o brilho da lâmina ungueal é um passo comum nos serviços de unhas, mas é importante parar por aí! A placa ungueal pode tornar-se fina, fraca e sensível quando as camadas são removidas por manuseio ou remoção inadequado.

Prega lateral da unha

prega lateral da unha é a continuação da dobra ungueal proximal ao longo de cada lado da unha. Serve para proteger os lados da placa ungueal.

Perioníquio

perioníquio é a pele que envolve a unha e é frequentemente uma área problemática. “É propenso a usar as unhas e é onde a maioria dos clientes escolhe ou morde, o que pode levar à infecção”, o correto é manterem esta área hidratada, pois a desidratação pode levar a novas rachaduras dolorosas.

Hiponíquio

hiponíquio é a pele que forma a vedação entre a placa ungueal e o leito ungueal onde a borda livre começa. Esta área é muito vascular e sensível, portanto, evite a limpeza agressiva com implementos. Se a pele for cortada não causará apenas dor, mas danificar o hiponíquio pode causar onicólise ou o levantamento da placa ungueal do leito, deixando a área suscetível a infecções e fungos. E por fim;

Borda livre

Borda livre é o crescimento da unha além da ponta do dedo.

Qual parte da anatomia das unha você acha mais difícil de pronunciar? Conte-nos nos comentários abaixo.

This Post Has 5 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top