fbpx
skip to Main Content
PRODUTOS COM REGISTRO NA ANVISA
Por Que Os Esmaltes Endurecem No Frasco?

Por que os esmaltes endurecem no frasco?

Acredito que é uma frustração unanime quando abrimos um vidro de esmalte e ele está com uma textura mais grossa.

Quando os esmaltes endurecem, é um sinal que a durabilidade, fluidez e acabamento são comprometidos. Vamos explicar o porquê disto acontecer e fornecer dicas para que este problema não aconteça.

Bom isso é tudo sobre os solventes.

Esmaltes, Bases e Top Coats contem solventes em sua formulação e não é só um tipo, na verdade, podem possuir diversos tipos e em alguns casos os solventes significam 20% a 30% da fórmula.

Alguns solventes são mais propensos a evaporarem e escaparem do frasco mais rapidamente e outros evaporam mais devagar. E isto causa uma mudança lenta na proporção original da formulação do esmalte. O que não vai, mantem o produto com a viscosidade na medida certa e original de quando ele foi produzido, portanto, é só não deixar os solventes evaporarem. 

Obviamente, os solventes com rápida evaporação, deixarão o frasco, rapidamente. Como consequência, o esmalte terá sua composição radicalmente alterada, pois o mesmo possuirá em sua composição mais quantidade solventes que evaporam devagar. Isso significa que todos os outros ingredientes que não evaporam estão ficando mais concentrados, resultando, assim, em mudanças maiores na composição. E é neste momento que se torna visível a alteração de seu estado tornando-se mais “Grosso” e, assim, endurecem.

Como evitar esse endurecimento no fraco?

E se isso ocorre dentro do frasco, é, provavelmente, porque um número em excesso de solventes está escapando do recipiente e o esmalte está, lentamente, começando a endurecer dentro do pote. Uma maneira eficaz de prevenir isso é deixar as tampas completamente fechadas.

Além disso, outro fator que contribui para potencializar o endurecimento do esmalte é o tempo que o frasco fica aberto durante a aplicação do mesmo, se os solventes estão escapando rapidamente, estas são a origem do problema.

Algumas pessoas limpam o excesso do pincel na borda do frasco e eles secam lá, isso impede que o mesmo fique selado, permitindo, desse modo, que os esmaltes endureçam, pelos solventes evaporarem. Portanto, sempre deixe a borda e a tampa limpas e sempre tenha certeza que a tampa está completamente fechada, para não ter essa evaporação prematura e conseguir manter a qualidade do esmalte até a ultima gota.

Situações que podem ocorrer pela ausência do solvente:

  • Surgimento de “bolinhas” após a aplicação;
  • Dificuldade de aplicação;
  • Concentração de pigmento no fundo do pote;
  • Diminuição de Brilho;
  • Durabilidade;
  • Alteração da cor original.

This Post Has 4 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top