fbpx
skip to Main Content
PRODUTOS COM REGISTRO NA ANVISA
Saiba Tudo Sobre A Química Dos Esmaltes

Saiba tudo sobre a química dos Esmaltes

Esmaltes: Todos nós usamos, todos nós amamos. Mas do que exatamente é feito?

Se a curiosidade já o levou ao rótulo de ingredientes em um vidro de esmalte, você saberá a variedade de termos técnicos, que nos dizem ser os ingredientes. Da resina de tosilamida / formaldeído à bentonita de estearalcônio, os nomes dos ingredientes podem parecer mais uma fórmula química extremamente secreta para a NASA do que uma receita para esmaltes comuns. Entretanto, cada um desses ingredientes tem um objetivo e desempenha um papel na eficácia do produto.

Como Nail designer/Manicure, é bom manter-se informado sobre os ingredientes e a química que os envolve, com o intuito de sanar quaisquer dúvidas dos seus clientes sobre como eles funcionam e quais produtos químicos são usados. Aqui está uma introdução a alguns dos ingredientes mais comuns dos esmaltes.

A química dos principais ingredientes utilizados em esmaltes convencionais:

Tipos de polímeros

Os polímeros são a “espinha dorsal” dos esmaltes e consistem em dois produtos químicos principais: tosilamida ou resina de formaldeído (resina de TSF) e nitrocelulose. Esses dois trabalham juntos para produzir a superfície brilhante e aderência característica de todos os esmaltes.

  • Nitrocelulose – um antigo filme primário: cria a superfície dura e brilhante do esmalte, mas é quebradiça quando usada sozinha. O polímero provém do algodão ou da madeira por meio de uma reação química de ácidos nítrico e sulfúrico; 
  • Tosilamida ou resina de formaldeído (resina TSF) – um filme que trabalha com nitrocelulose para reduzir a fragilidade, melhorar a adesão e criar um polimento mais durável. (Observe que este não é um formaldeído, uma vez que ele é um gás incolor claro que não é usado no esmalte de unha. Ele é encontrado apenas em pequenas quantidades vestigiais como contaminante na resina, geralmente inferior a 0,05%. Você nunca encontrará formaldeído listado como um ingrediente no esmalte).

Nos nossos esmaltes 10 Free utilizamos, como polímeros, os seguintes componentes: Ácido adípico com anidrido trimelítico e polímero neopentilglicol, Glicerídeos, acetatos, copolímeros

Tipos de plastificantes

Os plastificantes tornam o polimento mais flexível e, acima de tudo, aumentam a durabilidade do esmalte.

  • Ftalato de dibutil (DBP) – é um ingrediente usado para tornar o esmalte das unhas mais flexível, aumentando, assim, sua durabilidade. Este ingrediente foi proibido na União Europeia como parte de uma proibição abrangente de centenas de outros produtos químicos. Prezando pela saúde dos consumidores, a Cuccio, portanto, retirou esse componente da composição dos Esmaltes Colour, utilizando o óleo de rícino monohidrogenado no lugar do DBP.

Figura 1 – Dibutyl phthalate.Fonte: https://ec.europa.eu/growth/tools-databases/cosing/index.cfm?fuseaction=search.details_v2&id=29071

  • Cânfora – um ingrediente que aumenta a flexibilidade e vem da árvore de cânfora. 

Tipos de solventes

Os solventes ajudam a espalhar o esmalte. Eles mantêm os ingredientes dissolvidos consistentemente no produto durante a aplicação, mas evaporam lentamente após a aplicação do esmalte. Os solventes podem evaporar em taxas diferentes, por isso, são usados muitos solventes em conjunto para criar um tempo de evaporação ideal.

  • Álcool etílico – um solvente usado para dissolver os ingredientes no esmalte;
  • Álcool isopropílico – um solvente que ajuda a evitar uma possível explosão de nitrocelulose durante o transporte e o armazenamento. Além disso, ele pode ser usado em álcool e gel antibacteriano;
  • Acetato de etila – um solvente fabricado a partir de ácido acético (vinagre) e etanol, com odor frutado. Este solvente evapora mais rapidamente. 
  • Acetato de propila – um solvente fabricado a partir de ácido acético e uma mistura de gases propeno e propano. Esse solvente também evapora mais rápido.
  • Acetato de butila – um solvente fabricado a partir de ácido acético e butanol, que pode ser produzido por fermentação. Esse solvente evapora mais lentamente.
  • Tolueno – um solvente que controla a taxa de evaporação e a suavidade do revestimento final. No entanto, ele encontrou controvérsia porque muitos acham que pode causar danos no fígado e no sistema nervoso. Por isso, a Cuccio resolveu retirá-lo de todas as suas formulações de esmalte.

Figura 2 – Toluene.esmaltesFonte: https://ec.europa.eu/growth/tools-databases/cosing/index.cfm?fuseaction=search.details_v2&id=87804

  • Bentonita de esteralcônico – um agente espessante que controla o fluxo durante a aplicação e, além disso, ajuda a impedir a rápida sedimentação de pigmentos. 
  • Benzofenona-1 – um absorvedor de UV que evita alterações de cor do esmalte enquanto estiver na garrafa. 
  • Dimeticona – um “agente secante” usado para acelerar a secagem do esmalte, ele é o principal ingrediente encontrado em secadores de esmaltes.

Tipos de pigmentos

Os pigmentos são usados ​​para criar a cor de cada esmalte. Uma combinação de pigmentos naturais e fabricados é misturada para criar tonalidades variadas.

  • Mica – um pigmento natural que dá uma aparência cintilante.
  • Sílica – um agente espessante que impede a sedimentação prematura dos pigmentos e reduz o brilho do polimento. 
  • Dióxido de titânio – um ingrediente utilizado, a fim de aumentar a opacidade ou “cobertura” do esmalte das unhas, frequentemente usado como pigmento branco. 
  • Oxicloreto de bismuto – um pigmento de efeito especial que coloca um brilho perolado. 
  • Ácido cítrico – um agente estabilizador produzido a partir da fermentação da cana de açúcar e é usado, principalmente, para controlar a cor do pigmento.

Para auxiliar os micropigmentadores a identificarem as cores corretas dos pigmentos e produtos, foi criado o sistema “Color Index” ou CI. Essa padronização consiste em uma sequência de 5 números que identificam uma cor universal. 

Pigmentos comuns:

  • Ferrocianeto de amônio férrico
  • D & C Vermelho # 6 Barium Lake
  • D & C Red # 7 Calcium Lake
  • Lago de alumínio FD & C amarelo # 5
  • CI 777266; 77891 e 15880

Agora você sabe de toda a complexidade que está dentro de um simples frasco de esmalte. Gostou? Não esqueça de compartilhar com outras Nail Designers!

Até o próximo post 😉

This Post Has 2 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top