fbpx
skip to Main Content
PRODUTOS COM REGISTRO NA ANVISA
Lixas: Para Que Serve Cada Uma?

Lixas: para que serve cada uma?

O lixamento é, sem dúvidas, uma das partes mais importantes dos serviços de unhas. Porque, graças as lixas, podemos chegar em um formato, consistência e resultado perfeitos.

Mas existem tantas gramaturas, tantas lixas, tantas técnicas diferentes que é muito fácil de ficar perdida entre esses termos. Então continue lendo o blog para entender tudo isso. 

Antes de explicar o que são as lixas e os blocos polidores, é importante se atentar que, nos Cursos Cuccio, nossas educadoras vão lhe ensinar as mais importantes estratégias de lixamento para você arrasar nos seus serviços. Embora seja muito tentador, não se pode lixar de forma aleatória ou do jeito que você deseja, é necessário seguir um fluxo correto que vai se adequar a cada tipo de unha, por isso, é fundamental estudar essas técnicas antes de aplicá-las.

Gramatura

Diferente do senso comum, as lixas não são “tudo a mesma coisa”, na verdade, cada gramatura vai ser destinada para uma diferente função. E o que é a gramatura? 

As gramaturas vão determinar a quantidade de grãos em cada centímetro quadrado da lixa ou do bloco polidor. Acredito que você já tenha se deparado com uns numerozinhos gravados nas embalagens das lixas, se esses numerozinhos são iguais (ex.: 180/180) os dois lados da lixa têm a mesma propriedade, caso sejam diferentes (ex.: 100/180), essas faces tem gramaturas diferentes em uma mesma lixa. E resumindo, quanto maior o número, menor vai ser a corrosão da lixa na unha, quanto menor o número, mais afiada é a lixa.

Lixas

  • 80 grãos: é a lixa mais afiada que temos, essa gramatura está disponível na apenas na nossa Lixa Flex Preta 80/80. Por ser uma lixa muito afiada, só pode ser utilizada para remover produtos com uma espessura considerável. Em nenhuma hipótese lixe o leito ungueal natural com essa lixa, porque pode danificá-lo;
  • 100 grãos: nossa Lixa Boomerang 100/180 e o refil Black 100 grit da nossa Lixa de Aço Inox, tem um lado com 100 grãos. Essa gramatura é indicada para modelar as paredes da unha e retirar as bordas livres. Ela também não é recomendada para lixar a superfície do leito ungueal;
  • 120 grãos: a Lixa Jumbo Cinza 120/120 pode ser utilizada para lixar, de forma cautelosa, a superfície das unhas. Sua principal utilidade é modelar a unha e remover levantamentos de produtos;
  • 180 grãos: Nossas Lixas Boomerang 100/180, Natural Led 180/240, X Zebra 180/180 e o refil Zebra 180 grit possuem um ou dois lados com 180 grãos/cm2. Ele é muito utilizado para contornar toda a unha, mas também é crucial para encurtar e modelar a borda livre. Com ele, você pode preparar a superfície da unha para receber os produtos;
  • 240 grãos: Por fim, as nossas Lixas Natural Led 180/240 e o refil White 240, por serem menos corrosivas, são indicadas para preparar as unhas naturais, principalmente, antes de procedimentos de esmaltação em gel. 

E o que muda em cada formato de lixa? Na verdade, os tipos de lixa que existem (reta, boomerang, grossa, fina, etc) podem ser utilizadas para qualquer procedimento e a que você deve utilizar é aquela que você tem mais afinidade. Todavia, os formatos boomerangs e arredondados facilitam no lixamento das cutículas, uma vez que têm menor risco de irritá-las e machucá-las. Já as lixas retas são ótimas para lixar a borda livre e as paredes da unha, porque auxilia no modelamento de formatos retos.

Blocos polidores

Você já sabe sobre todas as lixas e para que cada gramatura é indicada, mas falta você ter conhecimento sobre os blocos polidores. A principal diferença entre os blocos e a lixa são o seu formato e sua composição. Enquanto as lixas são retas e tem o papel abrasivo e uma superfície plana de apoio, os blocos são paralelepípedos compostos por esponjas, quadros e papéis de lixamento. 

Tirando essa diferença, os blocos também são divididos em gramaturas, só que embora os números possam se equivaler com o das lixas tradicionais, suas finalidades são muito diferentes: 

  • 100/180 grãos: o nosso Bloco Polidor Preto com Laranja 100/180 deve ser o primeiro passo para fazer unhas impecáveis, sempre comece com o menor número e transite para o maior, posteriormente. O lado de 180 grãos também pode ser usado para preparar a unha para a esmaltação em gel. E esse bloco é fundamental para eliminar os riscos que as lixas tradicionais causam na unha; 
  • 180/220 grãos: esse bloco é a segunda etapa de uma preparação do leito ungueal ideal. Nosso Bloco Polidor Rosa 180/220 serve para eliminar os relevos das unhas naturais, além de deixá-las mais macias para receber o produto desejado;
  • 400 grãos: finalmente, o nosso Bloco Polidor Amarelo 400 vai eliminar a maior parte de irregularidades e riscos causados pelos lixamentos anteriores. Além disso, ele vai proporcionar um maior brilho para a unha natural. 

Cuidado com as lixas

Conhecer sobre as técnicas e saber classificar cada lixa é muito importante, mas também é necessário seguir alguns cuidados para aumentar a duração e a segurança delas. 

As lixas, quando novas, podem ter bordas muito afiadas, o que vai machucar a cliente. Para evitar isso, você pode utilizar outra lixa e lixar as paredes da lixa, deixando-as mais grossas e com menos riscos de cortar a pele da cliente. 

Outro fator importante é a limpeza das lixas. Sim, as lixas precisam ser desinfetadas e higienizadas antes de qualquer procedimento. Para fazer a assepsia correta deve-se escovar todos os pós e resíduos da superfície da lixa e, depois, lavá-la com um pouco de sabão ou mergulhá-la em um líquido desinfetante (por exemplo: o álcool 70%). Entretanto, caso a lixa entre em contato com algum fluido biológico, como o sangue, a lixa não poderá ser utilizada novamente, mesmo se desinfetá-la.

Para evitar esse descarte prematuro das lixas, uma boa solução é a nossa Lixa Master com Base de Metal. Esse kit tem uma base de aço inoxidável e um papel abrasivo adesivo descartável, ou seja, você compra os refils e mantém a base da lixa. Por ser descartável, é muito mais prático para limpá-lo e, por isso, proporciona mais segurança para a saúde da profissional e da cliente. 

Mesmo que as nossas lixas sejam duráveis e de ótima qualidade, infelizmente, elas não são eternas. Por isso, quando você perceber que o lixamento está mais demorado que o normal ou que você está polindo a unha ao invés de lixá-la, é sinal que está na hora de trocar a sua lixa. 

Você já sabia dessas informações sobre lixas e blocos polidores? Compartilhe com outras Nail Designers para elas ficarem por dentro desse conhecimento. 

Até o próximo post 😉 

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top