fbpx
skip to Main Content
PRODUTOS COM REGISTRO NA ANVISA
A Camada De Dispersão Dos Géis

A camada de dispersão dos géis

A camada de dispersão, também conhecida como camada pegajosa ou goma, é um assunto bastante comentado entre as Nail Designers. Porque mesmo chegando no formato perfeito, na decoração mais incrível de todas ou na esmaltação em gel impecável, sempre terá uma textura pegajosa no topo da unha.

Isso irrita, né? Mas no blog de hoje vamos entender tudo sobre essa camada que dá o que falar e como removê-la de forma adequada.

Como ela funciona

Antes de explicar como fazer a remoção dessa texturinha final, temos que entender o que ela é, de fato, e o porquê de ela existir. Os esmaltes em gel e os géis em geral precisam ser polimerizados em luz LED ou UV, desencadeado pelo próprio processo de polimerização. Não sabe como isso ocorre? Leia o nosso blog que explica tudo sobre os géis e entenda toda a química por trás desse produto.

Entretanto, ao passar por essa solidificação, uma camada pegajosa (não solidificada) fica na superfície, porque o oxigênio presente no ar inibe a polimerização dessa camada superior do gel. Todavia, a camada de dispersão é importante para alguns serviços, uma vez que ele ajuda na adesão de todas as camadas dos géis na unha natural. Por isso que em alguns casos, como nas bases em gel e o próprio esmalte em gel, não é recomendável retirar a goma, para que, assim, todos os produtos fiquem bem unidos uns aos outros.

Quando temos que removê-la e como fazer essa remoção

Sei que falamos que em alguns casos a camada de dispersão não deveria ser removida e talvez isso tenha te deixado um pouco confuso. Mas agora vamos explicar quando a goma deve ser retirada. 

Toda esmaltação ou serviço com géis devem ser finalizados com um Top Coat – seja ele fosco ou brilhante – e é nessa etapa em que devemos remover a goma, quando houver. Após aplicar o finalizador por todo o leito ungueal e selar a borda livre com ele, leve-o para polimerizar e, assim, você poderá remover a camada pegajosa.

Mas o que devemos utilizar para remover a goma? Para isso, nós temos o nosso Finishing Wipe, que foi formulado para essa função. Você deve umedecer abundantemente um guardanapo – preferencialmente de tecido, para não soltar nenhum fiapo ou deixar irregularidades na unha – e, com movimento circulares e de massagem, passar o guardanapo por toda o leito até eliminar, por completo, a camada pegajosa. 

Não é recomendável utilizar acetonas e removedores de esmalte para remover a goma, por causa que a acetona ataca as ligações do gel polimerizado e, portanto, deixa-o frágil, com um efeito mais seco ou até mesmo retira um pouco do verniz de gel. E é recomendável que você sempre utilize os produtos da mesma marca, para não haver incompatibilidade entre as formulações deles.

E se o pigmento for removido com a camada de dispersão?

Às vezes, embora tenha sido utilizado o produto correto para a remoção da goma, o gel sai no guardanapo utilizado. Isso é um defeito que não deve ocorrer e pode ser causado por diversos motivos, dentre eles:

  • A polimerização insuficiente ou incorreta do gel: atente-se sempre ao tempo de exposição do produto à cabine e sempre consulte o fabricante sobre a tecnologia do gel e o tempo de secagem do mesmo. Além disso consulte se suas lâmpadas estão funcionando perfeitamente e troque-as sempre que necessário;
  • Incompatibilidade entre os produtos: como foi dito anteriormente, é recomendável utilizar componentes da mesma marca durante todo o serviço, porque a mistura de fórmulas diferentes pode atrapalhar na remoção da camada dispersão;
  • Pigmento dos géis: os géis que possuem cores mais fortes ou opacas, geralmente, demoram mais para polimerizar corretamente. Para corrigir isso, você pode aplicar camadas mais finas de produto ou deixá-lo exposto na cabine por um tempo maior;
  • Manuseio inadequado do guardanapo: existe o ditado “não é força e, sim, jeito” e ele se aplica na remoção da camada de dispersão. Quando se coloca muita pressão no guardanapo com a solução removedora, provavelmente comprometerá o gel e provocará irregularidades no alongamento ou esmaltação. 

Pronto, se você se atentar a todos esses passos, a goma não será um problema para você e seus serviços terão resultados maravilhosos. 

Gostou de saber tudo sobre essa camada pegajosa que dá o que falar? Compartilhe com outros Nail Designers para eles entenderem melhor como essa etapa da manicure funciona! 

Até o próximo post 😉 

This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top